sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Jesus Chorou

João 11.35
            Para mim, imaginar Jesus chorando é ter na mente a imagem de uma criança consciente derramando lágrimas.
            O leitor deve estar perguntando:
_Como assim, “criança consciente”? Que quer dizer isso?
O ser completo de Jesus era puro. Não é sem motivo que ele é chamado de “o segundo Adão”, pois era adulto e maduro, porém sem pecado, puro como uma criança.
            Jesus tinha emoções, como qualquer um de nós, e não fez questão de escondê-las. Amor, ira, alegria, tristeza... Todos esses sentimentos passaram pelo coração do mestre, mas nenhum deles conseguiu manchá-lo com pecado. O coração de Cristo era puro, portanto, suas lágrimas também.
            No capítulo 11 do evangelho de João, nos impressionamos ao ver que Jesus sabia que seu amigo Lázaro estava doente e que de fato iria morrer, mas também sabia que Lázaro iria ressuscitar após a simples oração que (Jesus) faria diante do túmulo:
            _Pai, graças te dou porque me ouviste... Lázaro, vem para fora!
Neste episódio, quando vê as pessoas chorando pela morte de Lázaro, Jesus não se contém e chora também. Como ele conseguiu chorar naquela situação, sabendo que Ele mesmo (a ressurreição e a vida), iria ressuscitar a Lázaro? Minha resposta: “A maior expressão do poder de Deus é o amor”.
            O poder que Deus tem sobre a natureza e sobre toda a criação é impressionante, mas esse poder nunca é acionado sem motivo algum, é por amor que o Senhor manifesta o Seu poder.
            Outros seres espirituais, como os demônios, também têm alguns poderes sobrenaturais, mas eles simplesmente não podem amar. Somente o Senhor, por Si mesmo é capaz de amar. E mais que isso, o amor é divino em sua essência, pois Deus é amor.
            Sabendo que tinha poder para alimentar e curar quantas pessoas quisesse, Jesus teve compaixão da multidão de famintos e enfermos, e por isso manifestou-lhes seu poder (Mt 14.14). Sabendo que Jerusalém ainda seria salva e exaltada (o que nacionalmente ainda está para acontecer), Jesus chorou por ela (Mt 23. 37,38). Jesus, como profeta, se especializou em fazer o que fez o profeta Ezequiel, sentar-se atônito junto dos exilados e compartilhar momentos de dor (Ez 3.15). Como amigo de Lázaro, Jesus estampou toda a sua humanidade divina e divina humanidade, e assim, Jesus chorou.
            A maior virtude que hoje o homem pode ter anda escassa, quase que em extinção, chama-se amor. Se é verdade que perto está o Senhor daqueles que tem um coração quebrantado (Sl 34.18), Deus está perto de poucos. Esses poucos são os que decidiram obedecer à palavra bíblica que diz: “que haja em vós o mesmo sentimento que ouve em Cristo Jesus” (Fp 2.5). É bom lembrar que o próprio Jesus disse: “...ameis uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15.12). O amor é uma decisão, é um cultivo, é um exercício, mas acima de tudo ele é sobrenatural e divino. O amor é fruto do Espírito e não do homem. Este foi o maior poder com o qual a igreja de Atos foi revestida ao cumprir-se o dia de Pentecostes, o poder de amar. Se assim não foi, quem pode me explicar a capacidade que Estevão teve de, sendo apedrejado injustamente, perdoar seus assassinos? Quantos outros exemplos poderíamos citar, exemplos de homens dos quais o mundo não era digno? Sim meus amigos, a maior expressão do poder de Deus é o amor.         
            Ele disse em Sua palavra: “com amor eterno te amei” (Jr 31.3). Somente Deus é eterno, Ele é o Alfa e o Ômega. Ele sempre existiu e ninguém o criou. Ele sempre existirá, além do tempo, além do universo. Portanto, somente Ele poderia nos declarar amor eterno como o fez através do profeta Jeremias. Em Sua eternidade, Ele sempre nos amou. Ninguém mais pode amar assim, ao ponto de se entregar na cruz por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8).
            A capacidade que Jesus tem de se compadecer e amar é divinamente sobrenatural, por isso, diante do sofrimento de seus amados, o Senhor da Vida chorou. É fácil compreender: Jesus chorou porque amou, este é o nosso Deus.
            Quando você estiver sofrendo amargamente, quando estiver chorando sozinho e incompreendido por todos, lembre-se, Jesus chorou.

Éder Billy Carvalho... A todos, Graça e Paz!!!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário